Uma noite estrelada em Petra

Milhões de turistas curiosos visitam o Parque Nacional durante o dia, sob o sol escaldante, mas apenas alguns sabem dos segredos que Petra desperta à noite.

Petra se tornou um destino obrigatório e é considerada uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. A gigantesca metrópole de túmulos, monumentos e lugares sagrados foi esculpida à mão pelos Nabateus no terceiro século para que o sol iluminasse seus tesouros culturais como holofotes celestiais.

shutterstock_1295646373
shutterstock_680243380

A cidade perdida foi redescoberta no século 19 e tornou-se um dos bens mais valiosos da Jordânia. Descrita pela UNESCO como “uma das propriedades culturais mais preciosas do patrimônio cultural da humanidade”, Petra é sem dúvida um lugar de beleza impressionante e mistérios inexplicáveis.

Conhecida como a Cidade Rosa devido aos seus tons rosados e alaranjados de arenito, Petra realmente ganha vida quando o sol alaranjado se põe, no extremo mais distante do Vale Rum, e a lua fluorescente e as estrelas brilham intensamente no céu.

Chamada de “Petra by night”, onde 1.800 pequenas velas em sacos de areia feitos de papel enfeitam os desfiladeiros sinuosos, criando uma atmosfera romântica e marcante. Ao caminhar pelo cânion estreito, lampejos de luz incandescente revelam gravuras dos nômades retratando histórias do deserto, assim como marcos da famosa antiga rota das especiarias. Ao adentrar mais profundamente no siq, as paredes começam a se curvar e os caminhos rochosos se comprimem antes que o majestoso Tesouro comece a surgir. Ao se aproximar do majestoso espetáculo é possível sentir uma sensação de euforia e agitação no refrescante e sereno ar da noite. As multidões encontram um lugar para se sentar nos tapetes persas perfeitamente posicionados em frente ao Tesouro, e é perceptível a gradual calmaria que se instaura no ambiente.

shutterstock_712560898
shutterstock_1417523699

NA ESCURIDÃO UMA FIGURA EMERGE LENTAMENTE E COMEÇA A TOCAR MELODIAS SUAVES EM UMA FLAUTA. O SOM DO INSTRUMENTO JORDANIANO SE AMPLIFICA ATÉ CHEGAR O MOMENTO EM QUE ENTRA UM RABABA PARA CRIAR UMA SINFONIA HARMÔNICA. OS BEDUÍNOS LOCAIS SERVEM CHÁ DOCE DE MENTA BEM QUENTE PARA SER SABOREADO ENQUANTO VOCÊ APRECIA A ACÚSTICA PENETRANDO NA ATMOSFERA ANTIGA.

A força do som começa a suavizar, e o Tesouro é iluminado com tons de roxo, branco e vermelho, enfatizando os detalhes ornamentados com influência grega e a grandiosidade desta maravilha do mundo. A multidão começa a se dispersar e você fica com uma experiência mágica e única. As lanternas colocadas sobre o chão são encantadoramente complementadas pelas luzes brilhantes que colorem o Tesouro. Reserve um momento, respire fundo e mergulhe na vasta paisagem transcendente.

RETORNE PELO CÂNION EM UM ESTADO SERENO DE CONTEMPLAÇÃO, APÓS TER EXPERIMENTADO UMA DAS ATRAÇÕES MAIS HIPNOTIZANTES E SUBESTIMADAS DA CIDADE PERDIDA DE PETRA.